Livrarias Familia Crista

JOÃO CALVINO: OBRAS DO TEÓLOGO CRISTÃO FRANCÊS

  • Mostrando 41 de 41 produtos
Filtros
Selecionar Categoria
Selecionar Preço
    1. R$

      R$

Selecionar Versão
Selecionar Acabamento
Selecionar Autor
Selecionar Ano Edicao
Selecionar Idioma
Selecionar Editora
Selecionar Autor
Ao continuar navegando você aceita os cookies que utilizamos para melhorar o desempenho, a segurança e a sua experiência no site =) Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.

JOÃO CALVINO OBRAS SOBRE A REFORMA PROTESTANTE

Considerado um das mais importantes figuras do pensamento religioso, João Calvino nasceu na França, em Julho de 1509, e morreu na Suíça, em 1564. Advogado, pastor, teólogo e reformador da igreja, em sua curta vida deixou uma das mais expressivas e influentes produções literárias do século XVI.

De escrita surpreendentemente clara e fluente, sua obra abordou assuntos variados do ideário religioso. Destacam-se as doutrinas e disposições que, posteriormente, dariam corpo ao sistema teológico calvinista.

A vida e a filosofia de João Calvino

Em “Calvino - O potencial revolucionário de um pensamento”, a biografia completa elaborada por Armando Silvestre, que você encontra aqui na Livraria Família Cristã, Calvino é repensado como força inspiradora do movimento protestante. Oferece, ainda, um panorama necessário do cenário histórico e social em que viveu o reformista genebrino, essencial à compreensão de sua persona e obra.

Quer contato direto com as ideias de João Calvino? Indicamos as “Institutas da Religião Cristã”, publicadas em 1536, quando o autor tinha apenas 27 anos. É uma obra fundamental em que o pensador postula seus principais conceitos teológicos, oferecendo à cristandade da época um manual de educação cristã.

Cartas a um Jovem Calvinista”, de James K. A. Smith, assume sobre o pensador uma atitude leve e acessível, que conversa com a clareza original dos escritos de Calvino. No formato epistolar, ágil e arrojado, dá conselhos pastorais aos mais jovens ingressantes na tradição reformada, para que conservem em sua jornada os ensinamentos do mestre Calvino. Aborda, ainda outros pensadores fundamentais à doutrina.

Calvino e o calvinismo 

As ideias teológicas do pensador deram estopim ao que viria a ser uma das maiores correntes religiosas e filosóficas da história: o Calvinismo, como ficou conhecida a forma de protestantismo que Calvino ensinou e professou. O próprio autor, no entanto, recusava explicitamente a alcunha. 

Esse braço do protestantismo prosperou em diversos países europeus, tornando-se religião oficial da Escócia e dos Países Baixos. A doutrina também teve influência sobre os puritanos ingleses que colonizaram a América do Norte. 

Os Cinco Pontos 

Os famosos Cinco Pontos do Calvinismo sumarizam a doutrina. São eles: Depravação total, Eleição incondicional, Expiação limitada, Vocação eficaz e Perseverança dos santos. Devemos lembrar, no entanto, que não foram estabelecidos por Calvino, mas pelo Sínodo de Dordrecht, conselho bastante posterior (1618-1619) que tomou lugar para banir as ideias arminianas que então se propagavam na igreja holandesa. 

Este é, portanto, um ponto que merece atenção: o nome Calvinismo pode gerar o equívoco de que todos os preceitos das religiões sob a alcunha são de autoria de Calvino. O Calvinismo, em realidade, denomina práticas religiosas reformistas frequentemente inspiradas na teologia do mestre genebrino, que foram alteradas ao longo dos anos por diversos fatores culturais, históricos e religiosos.

A predestinação é um dos pontos polêmicos do Calvinismo, sustentado, de certa maneira, por todos os pontos da doutrina. Acredita-se que, devido ao pressuposto da Soberania Divina sobre todas as coisas, o homem não tem qualquer papel sobre sua salvação, sendo esta oferecida pela Graça Divina aos escolhidos e predestinados.

  • Mostrando 41 de 41 produtos