Esaú e Jacó | Edição de Bolso | Machado de Assis
ou 1x de R$ 16,03 Sem juros Cartão Diners - Vindi
Calcule o frete e o prazo de entrega
Carregando fretes...
Esaú e Jacó é o penúltimo romance de Machado de Assis, publicado em 1904. Nestas páginas, o leitor acompanhará a história entre os irmãos Pedro e Paulo que, desde o ventre, são inconciliáveis, motivo que faz com que a mãe deles, Natividade, ainda na gravidez, vá atrás da “cabocla” para que ela possa prever o destino de ambos. A previsão animadora: “serão grandes”, não é o suficiente para apaziguar a inquietação da mãe. De fato, ao nascerem, apesar de idênticos fisicamente, Pedro e Paulo são completamente opostos em tudo o mais: o primeiro é um monarquista ferrenho, e o segundo um republicano fanático.
Como é de se notar, a obra é ambientada no Rio de Janeiro da virada do século XIX para o XX, passando por eventos como a Abolição da Escravatura e a Proclamação da República, claro que sob a perspectiva irônica e pessimista que tanto caracteriza a maturidade da prosa machadiana. É também neste romance que surge a figura do Conselheiro Aires, um velho diplomata, que é entendido pela crítica como um alter ego de Machado de Assis.
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Avaliações
Deixe seu comentário e sua avaliação