A Consciência na Cultura e na Religião | Klaus W. Müller
R$ 75,91 à vista com desconto Pix - PagBank
A compatibilidade entre ciência e religião talvez seja um dos maiores debates da humanidade. Principalmente nas últimas décadas, vários autores escreveram livros sobre o assunto, mas quase todos sem consenso. Diante desse cenário e a fim de responder à pergunta proposta no título do livro, o autor Alvin Plantinga analisou temas como evolução, psicologia evolucionista, exegese das Escrituras, estudo científico da religião, além dos argumentos de proeminentes filósofos ateus como Dan Dennett, Richard Dawkins e Philip Kitcher, os quais defendem que a evolução e a crença teísta não podem coexistir.
Em Ciência, Religião e Naturalismo: onde está o conflito?, Plantinga mostra que o conflito entre ciência e religião teísta é, na verdade, superficial, e que, em nível mais profundo, os dois campos estão em concordância.
Ao afirmar que a ciência pode até mesmo oferecer apoio às doutrinas teísta, Alvin Plantinga argumenta que podemos pensar sobre a religião e o conhecimento cientifico de uma nova maneira: como diferentes formas de discurso que tentam persuadir as pessoas a olhar para as questões de uma perspectiva tal, que possam ver que algo é verdadeiro. Dessa forma, o que existe entre esses dois campos não é um conflito, mas sim, uma profunda e maciça consonância.
Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.
Avaliações
Deixe seu comentário e sua avaliação