Ordenação Pastoral | C. Jeremias Klein
R$ 14,16 à vista com desconto Pix - PagBank
A unidade da igreja, conforme as cartas aos Efésios, está relacionada à unidade do Espírito, “um corpo e um espírito... uma só esperança”; do Senhor, “um só Senhor, uma só fé, um só batismo”; e de Deus Pai, “o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos”(4,4-6). O único batismo é um dos fundamentos da unidade da igreja.
Entretanto, “quando se olha para a recente extensiva literatura sobre a unidade da igreja... o batismo exerce um papel mais marginal do que se imagina. É mencionado como um laço de unidade e, então, deixado de lado”.
Em geral, o tema da unidade cristã é relacionado mais como o sacramento de grupos cismáticos ou heterodoxos, a questão da validade do batismo e da prática do rebatismo vem à tona. Cabe notar que a questão rebatismal perpassa a história da igreja e constitui-se um dos pontos críticos do movimento ecumênico contemporâneo. O não reconhecimento do batismo administrado em outras igrejas realça a divisão entre as igrejas cristãs.
Não é difícil constatar que a literatura sobre a questão da validade do batismo e da prática rebatismal é escassa. Esse trabalho apresenta-se como uma contribuição na busca da unidade dos cristãos, pela qual o Senhor orou ao Pai: “para que todos sejam um... para que o mundo creia que tu me enviaste” (Jo 17:21).
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Avaliações
Deixe seu comentário e sua avaliação